segunda-feira, 18 de novembro de 2013

CRISE FAVORECE ESCANDALOSAMENTE AS GRANDES FORTUNAS


Segundo o «Relatório de Ultra Riqueza no Mundo 2013», elaborado pelo banco suíço UBS, o número de multimilionários em Portugal, com fortunas superiores a 25 milhões de euros, aumentou 10,8 % (para 870 pessoas), no último ano, apesar da crise que se vive no nosso país.
O relatório confirma que, em Portugal, não só aumentou o número de multimilionários como aumentou o valor global das suas fortunas, de 90 para 100 mil milhões de dólares, ou seja, mais 11,1 %.
Segundo o estudo, o crescimento do número de multimilionários em Portugal, um dos países mais flagelados pela crise na Europa, foi maior do que a média europeia (8,7 %) e o aumento do valor das fortunas foi também maior do que a média europeia (10,4 %).
Em termos de valor total das maiores fortunas, Portugal surge em 13º lugar entre os países da Europa e em 12º lugar no que toca ao número de multimilionários, segundo o estudo do UBS.
A crise parece ter sido também favorável às grandes fortunas no país em pior situação na Europa nos últimos anos, a Grécia, onde o número de multimilionários cresceu 11 % (para 505) e o valor das suas fortunas aumentou 20 % (para 60 mil milhões de euros).
Em termos de aumento do número de multimilionários, Portugal só foi ultrapassado pela Alemanha (13 %), a Suiça (13,1 %), a Roménia (12 %), a Sérvia (11,1 %) e a Grécia (11 %).
Convém acrescentar que, aqui ao lado, em Espanha, o fosso que separa ricos e pobres tornou-se o maior da Europa, o desemprego tornou-se crónico e, apesar disso, segundo um estudo do Crédit Suisse, o número de multimilionários aumentou 13 % em 2012.
Boa altura para recomendar a leitura do livro «Plutocrats - The Rise of the New Global Super-Rich», da autoria de Chrystia Freeland, antiga jornalista do «Finantial Times», do «The Economist» e do «The Washington Post», além de «deputy editor» do jornal canadiano «The Globe and Mail».

Sem comentários:

Enviar um comentário